![]() |
| Vaux-le-Vicomte, escritório |
A influência apaziguadora da Igreja foi moderando os primitivos impulsos bélicos dos povos bárbaros batizados.
O Direito Romano cristianizado e posteriormente desenvolvido na Idade Média foi instalando o império da Lei pela Europa medieval.
Uma das conseqüências desse progresso foi a diminuição das guerras tribais primeiro, feudais depois.
Nas fronteiras os inimigos tinham sido cristianizados: os Normandos no Norte, os Saxões e outras tribos germânicas e eslavas no Leste, os muçulmanos estavam sendo postos laboriosamente fora da península ibérica.
A finalidade dos castelos foi então se modificando. Sua razão de ser principal ‒ a puramente militar ‒ foi sendo substituída por outra que, de início não era tão evidente.
![]() |
| Vaux-le-Vicomte, quarto de dormir |
O Papa Bento XV de feliz memória não hesitou em qualificar essa missão de “sacerdócio da nobreza”.
Plenamente inserida na ordem temporal e vivendo à testa dela, o nobre estabelece uma espécie de ponte cultural entre a ordem social em que ele vive e o Céu.
Esta vida é transitória, nós estamos nela como os alunos na escola que se preparam para desempenhar uma tarefa na vida. Neste vale de lágrimas nós nos preparamos para a vida eterna.
Como? Antes de tudo cumprindo todos os nossos deveres religiosos como a Igreja ensina.
Depois, vivendo como bons cristãos. Mas, o que significa isso em trocos miúdos?
![]() |
| Vaux-le-Vicomte, mesa dos nobres |
Evidentemente, há móveis e móveis e uns estão mais de acordo com o espírito cristão e outros não.
Mas, quem vai definir isto? Não é tarefa do sacerdote, cuja missão é estritamente religiosa e sobrenatural.
Também não é matéria de lei nem de regulamentos. Seria preciso uma massa esmagadora de lei, o que acabaria sendo pior.
Acresce que um bom católico, por exemplo um espanhol, pode legitimamente achar mais de acordo com o espírito católico um certo móvel, mas um inglês acha que é um outro de um outro estilo, e o alemão outro, e o francês outro, e assim indefinidamente.
Está ali o papel do nobre: penetrado do espírito da Igreja e profundamente inserido na realidade temporal do local destilar um ambiente, um estilo de vida que está mais de acordo com o espírito católico e com a peculiaridade do povo de seu feudo, de sua região.
![]() |
| Vaux-le-Vicomte, mesa dos criados. |
Ele cria ordem, beleza, ensina o desejo da perfeição até nas pequenas coisas. Propõe um modo de vida virtuoso e extremamente agradável, penetrado do amor à Cruz e ao mesmo tempo aconchegante.
Organiza suave e belamente a vida de seus súbditos, segundo seus modos de ser locais e pessoais.
Ele vai pouco a pouco criando nesta terra de exílio um ambiente que convida a aspirar a felicidade do Céu.
Os castelos foram assim virando um ante-sala da vida eterna.
Gostaria receber as atualizações de 'Castelos medievais' gratis em meu Email
GLÓRIA CRUZADAS CATEDRAIS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS







CASTELOS




GOSTEI MUITO DA MENSAGEM QUE RECEBI. OBRIGADA ! !
ResponderExcluirnossa,como são lindo os castelos,
ResponderExcluireu fequei imperssionada.
muito lindo!!!
vale a pena morar num deses
ResponderExcluir