terça-feira, 15 de outubro de 2013

A Casa do Rei em Bruxelas

Casa do rei, Burxelas. Castelos medievais
Vemos nesse palácio – denominado Casa do Rei, porquanto foi a residência do Rei da Espanha – a beleza das várias seqüências de ogivas.

Ele está situado na Praça do Mercado de Bruxelas, capital da Bélgica.

O prédio é constituído por três andares e uma mansarda, com o mesmo estilo arquitetônico - o gótico -, exibindo, contudo, harmônicas e elegantes distinções entre suas diversas partes.

O andar térreo apresenta uma galeria com colunas, sobre as quais repousam ogivas muito abertas.

Sobre esta galeria, como fachada do primeiro andar, ergue-se outra, cujo número de colunas e ogivas é o dobro das colunas e ogivas de baixo, com exceção das duas colunas e da ogiva do centro do edifício, que se repetem nas duas galerias.

Todas as ogivas são trabalhadas finamente; de repente, elas se adelgaçam e terminam numa ponta.


No terceiro andar as janelas, em forma ogival, descansam o espírito em relação ao que está abaixo, bem como à mansarda superior.

Ficaria meio sem-graça ogivas com apenas uma abertura; mas, com essa ponta, elas ganham charme e adquirem encanto.

Casa do rei, Burxelas. Castelos medievais.jpg
O primeiro e o segundo andar, juntamente com a mansarda, constituem ordens ou estágios muito parecidos e, ao mesmo tempo, muito distintos, sobretudo bastante harmoniosos.

Na mansarda sobressaem quatro janelas, também ogivais, de cada lado do edifício.

Nas duas extremidades dela afloram dois pequenos torreões.

Como florão de honra, rumo ao qual tudo está construído, um torreão maior, todo enfeitado, todo ornado, emerge da mansarda. Ele constitui o centro do edifício, dando-lhe unidade e nobreza.

Toda a glória da Casa do Rei como que se concentra nesse torreão.

A Casa é digna, altiva e afável. Sua fachada encanta quem a vê. A pessoa sente-se honrada, se for autorizada a transpor seus umbrais; e tranqüilizada, se for conduzida a um quarto de dormir, onde pode repousar serenamente.

A artística iluminação valoriza o palácio e apresenta uma visão feérica dele, bem como de duas outras construções, com o mesmo estilo, da Praça do Mercado. O conjunto cria um ambiente envolto numa atmosfera como que mítica!



GLÓRIA CRUZADAS CATEDRAIS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCATEDRAIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

9 comentários:

  1. Good Blog, I think I want to find me, I will tell my other friends, on all

    ResponderExcluir
  2. esses castelos sao muitooss zikas t mtoss lindos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lindos! todos os castelos são bonitos , eu amei o tema dos castelos .

      Excluir
    2. Eu concordo com o que ele disse .BEIJOS

      Excluir
    3. eu não consigo publicar nada na internet nesse site, por isso fico revoltada ,parece ate que não quer que a gente publique nada ! lindos

      Excluir
  3. Eu gostei muito desses castelos lindos

    ResponderExcluir
  4. esses castelos são muitos legais ,todos lindííiiiiiissimos beijos lindos

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.