quarta-feira, 4 de julho de 2018

Nuvem dourada nas ruínas do castelo de Conway

Conway ruinas envolvidas pela luz dourada do passado da Civilização Cristã
Conway ruinas envolvidas pela luz dourada
do passado da Civilização Cristã
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






O Castelo de Conwy (em inglês: Conway Castle; Castell Conwy em galês) está localizado, na costa norte do País de Gales, Reino Unido.

Ele é considerado uma das obras primas da humanidade no gênero.

A construção demorou entre 1283 e 1289 com quinhentos operários trabalhando estavelmente.

Foi o castelo mais caro construído pela realeza até aquele momento, embora seu milionário custo em valores atualizados (162 milhões de libras) não chama a atenção se comparado às empreitadas hodiernas.

O fortaleza militar sobre o rio Conwy tinha a finalidade de garantir o domínio da casa real inglesa sobre o Principado de Gales que durante muito tempo foi independente e orgulhoso de sua alteridade étnica, cultural e dinástica.

Os galeses eram celtas e os ingleses anglo-saxões governados por uma casa real normanda vinda da França com Guilherme o Conquistador.

Esse legítima alteridade se preserva ainda hoje em muitas atividades culturais e até esportivas.

Porém sob o bafo harmonizador da Civilização Cristã, os dos reinos acabariam se fundindo de modo feliz sem se despersonalizarem.

A dinastia dos Tudor que reinou longamente na Inglaterra desde o fim da Guerra das Rosas, de 1485 a 1603, teve início no século XII, com Ednyfed Fychan de Tregarnedd (1179-1246), senescal do Príncipe de Gwynedd, Llewelyn ap Iorwerth.



Foi assim que descendentes de galeses assumiram a coroa do Reino Unido. Ela contou entre seus membros o famigerado Henrique VIII, herege e cismático que rompeu com Roma e fundou a igreja da Inglaterra mais conhecida como anglicana.

Essa dinastia se extinguiu, quiçá como punição divina. Mas até hoje o herdeiro da coroa inglesa é coroado Príncipe de Gales, usa esse título.

A foto aérea permite se fazer uma ideia da adequação do castelo à natureza. É claro que autopistas e modernices não existiam
A foto aérea permite se fazer uma ideia da adequação do castelo à natureza.
É claro que autopistas e modernices não existiam
O rei Eduardo I de Inglaterra ordenou sua construção durante a segunda campanha dele para dominar os altaneiros galeses. A imensa fortaleza fazia parte de todo um conjunto de fortificações, se destacando no Norte de Gales.

Conway assemelha-se a um castelo concêntrico, mas é uma fortificação linear construída num promontório rochoso de 15 metros de altura sobre o rio Conway, outrora rodeado pela água dos dois lados.

Foi construído de modo a prevenir uma minagem subterrânea e guardar a entrada para o Rio Conway.

Tudo foi concebido em função da guerra medieval.

A fortaleza está dividida num pátio exterior e num pátio interior separados por uma muralha de 4,6 metros de espessura e uma funda vala na rocha.

Cada pátio está protegido por quatro torres com mais de 21 metros de altura, 9,1 metros de diâmetro cada uma com vários andares.

As torres do pátio interior também possuem a defesa adicional de torretas.

O acesso ao castelo era feito, originalmente, por uma rampa com degraus através duma ponte levadiça, por uma portaria com grade e pela barbacã.

Então, quem entrava virava à esquerda, através da portaria principal, para o pátio interior. Difícil tarefa aguardava ao invasor.

Os principais aposentos habitacionais davam para o pátio interior e serviam para a guarnição e a torre prisão.

24º coronação-investidura de um príncipe de Gales. Efetivda no castelo de Caernarfon em 1969 pela Rainha Elizabeth na pessoa de seu filho primogênito Charles
24º coronação-investidura de um príncipe de Gales.
Efetivada no castelo de Caernarfon em 1969 pela Rainha Elizabeth
na pessoa de seu filho primogênito Charles
Uma muralha e portaria com uma enfiada de seteiras defendia esse pátio interior coração da resistência em caso de guerra em grande estilo.

Esta parte continha o aquecido Apartamento Real e o Grande Hall.

Na parte de trás do castelo existia outra barbacã guardando o lado do rio.

No século XIII, foi construída uma torre de vigia.

Eduardo I foi sitiado aqui durante a rebelião de Madog ap Llywelyn em 1295. O cerco durou vários meses e os mantimentos começaram a escassear.

No entanto, o castelo e a cidade não foram capturados. No século XIV, foram empreendidas alterações por ordem de Eduardo, o mítico Príncipe Negro.

Em 1403, forças galesas sempre renitentes ao governo inglês capturaram o castelo e a guarnição inglesa mas foram resgatados pelo rei Henrique IV de Inglaterra.

Com a ascensão dos Tudors, a situação mudou. Os galeses passaram de se sentir dominados a serem dominadores. E os ingleses não manifestaram tanto aversão.

Os conflitos mudariam de eixo. A oposição passou a ser entre católicos e protestantes nos dos reinados unidos e aos quais acabou sendo agregado o Reino da Escócia, também à força. E por obra dos Tudors protestantes que outrora tanto relutaram em se submeter aos ingleses católicos!

Hoje a bandeira do Reino Unido sintetiza os símbolos dos três reinados e a Rosa galesa dos Tudors é símbolo nacional.

Pátio exterior do castelo Conwy
Pátio exterior do castelo Conwy
As novas guerras foram muito mais ferozes que as medievais.

Tratava-se de guerras revolucionárias, promovidas por seitas protestantes igualitárias radicais que acabaram instalando a República como lógica decorrência de sua revolta contra a hierarquia eclesiástica católica que tem sua cabeça no Papa.

Nesse contexto, em 1646 o castelo de Conway foi destruído deliberadamente pelo exército republicano protestante conhecido como “parlamentarista” e deixado como uma concha vazia.

No início do século XVII, o, em tempos, grande Castelo Real estava degradado. Hoje é uma ruína.

Mas há ruínas que falam mais do que um arranha-céu de vidro brilhante.

O passado impregnado de nobreza e heroísmo – nos dois bandos em luta –, a sabedoria de uma era em que as obras mais ousadas se encaixavam felizmente – e até aperfeiçoavam – as características da natureza, envolve como uma nuvem dourada e transforma as ruínas numa feeria.

Compreende-se que a coroa inglesa tenha escolhido para o príncipe herdeiro o título de Príncipe de Gales.


Vídeo: Nuvem dourada nas ruínas do castelo de Conway







GLÓRIA CRUZADAS CATEDRAIS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCATEDRAIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.