terça-feira, 24 de maio de 2016

Fontainebleau: castelo real com diversos estilos que falam de sua história

Fontainebleau  dormitório em que podem se apreciar ainda elementos do estilo Renascença
Fontainebleau  dormitório em que podem se apreciar elementos do estilo Renascença

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs





O gênero de beleza evoluiu no tempos em que Fontainebleau acolheu gerações de reis legítimos, e até um imperador oco, envolvendo a todos numa feeria de beleza única.

Fontainebleau, a poucos quilômetros de Paris foi uma das residências favoritas dos reis medievais Filipe II e de São Luis IX.

Porém, o criador do castelo atual foi Francisco I, que varreu o prédio medieval e quis um outro inteiramente novo segundo as estilos da Renascença. Confira nossos posts sobre o castelo.

A nota de raffiné introduzida nos estilos de vida por Luís XIV girava em volta da imponência que atingiu seu ápice no castelo real de Versailles.



Seu sucessor Luís XV fez consistir o raffiné no gracioso. E estimulou um estilo esplêndido, onde domina a graça, o charme, o arredondado, de tons suaves e sorridentes. Porém, seu estilo teve  um valor abaixo do imponente de Luís XIV.

Na sala do Conselho do castelo de Fontainebleau se notam nas paredes as formas do estilo Luis XV arredondadas em tudo.

As poltronas, entretanto, não são do estilo Luís XV. Elas privilegiam os ângulos retos que exprimem muito mais a força do que o arredondado, a organização militar que passa por cima do jeito, da conciliação e do sorriso.

Pátio interior de Fontainebleau
Pátio interior de Fontainebleau
Não é preciso dizer que obedecem ao estilo preferido de Napoleão Bonaparte que ocupou longamente o castelo.

Na época de Luis XV predominou a preferência pelas cores mais delicadas que podem se apreciar nas paredes.

O ar triunfal, que manifestavam as salas de Luís XIV, havia desaparecido.

Não é uma sala para um Rei vencedor do mundo — como Luís XIV pretendia ser, e em certa medida o foi —, mas para um Rei que leva uma vida gostosa e, nas horas vagas, realiza uma reunião de seu Conselho.

Desta sala não resulta a conquista do universo nem a prevenção da Revolução. O ambiente é otimista, de quem não deseja ver o processo revolucionário se formando e adensando.

Considerado sob o prisma do maravilhoso, ela o exprime com uma nota de gracioso. Neste sentido, o faz magnificamente. A linha da feeria está inteiramente afirmada. Dir-se-ia que, de algum modo, ela é até mais refinada que os salões de Luís XIV.

Dentro desse gracioso há qualquer coisa de tristonho. Não está presente aquela alegria matinal dos ambientes de Luís XIV. É uma beleza e um gracioso crepuscular, mas com todos os encantos do crepúsculo.

Numa monarquia com uma rainha regente, esta sala estaria adequada — mas não para uma rainha da têmpera de uma Branca de Castela.

O ambiente, em todo o seu maravilhoso, poderia servir para lazer num palácio real. Mesmo assim, há algo de perigoso, porque ficando muito tempo aqui, não se tem vontade de passar para outros salões.

Salão do Conselho em Fontainebleau muros estilo Luís XV, cadeiras estilo napoleônico.
Salão do Conselho em Fontainebleau muros estilo Luís XV, cadeiras estilo napoleônico.
Ela contém qualquer coisa do anestésico do otimismo, na linha da cançãozinha “Tout va très bien, Madame la Marquise”.

Na Sala da Imperatriz, que outrora foi a sala de jogos da rainha Maria Antonieta, esposa de Luís XVI, apreciamos bem a ordenação militarista de que gostava Napoleão.

As damas deviam se sentar numa ordem de regimento que as cadeiras põem em relevo. E sem respaldares como guardas em posição de sentido.

O grandioso de Luís XIV foi substituído pelo grandioso da parada militar. O sorridente e gracioso de Luís XV desapareceu e dir-se-ia que só faltava ter um sargento para dar os ordens para as damas levantar, sentar, etc.

Tampouco podemos imaginar nessa organização o ambiente encantador de Maria Antonieta se aplicando  aos entretenimento risonhos e por vezes superficiais dessa rainha de sonho.

Obviamente o estilo napoleónico não criava ambiente para que as conversas e o relacionamento de alma a alma numa atingissem uma alta clave de categoria e distinção, bom gosto e charme.

Conta-se que em suas opulentas festas, Napoleão passava revista aos presentes. Esses ficavam tensos e arregelados enquanto o imperador taciturno passava olhando a cada um. De vez em quando Napoleão parava diante de alguém, podia ser uma dama, e lhe fazia um comentário qualquer.

Esse comentário caberia bem num quartel. O aludido respondia com um salamaleque e o imperador prosseguia em sua revista.

O Grand Salon de l'Impératrice em Fontainebleau.
O Grand Salon de l'Impératrice em Fontainebleau.
O príncipe de Talleyrand-Périgord, famoso ministro das Relações Exteriores de Napoleão, assim que podia fugia das faustosas e espalhafatosas festas de Napoleão para frequentar o salão de umas velhas princesas do Antigo Regime.

Nele se cultivavam as velhas fórmulas aristocráticas cheias de charme, inteligência, boa educação e requintado refinamento.

Essas senhoras, como muitas outras aristocratas da era napoleônica, estavam reduzidas à quase miséria e só tinham leite para oferecer aos convidados.

Talleyrand preferia esse leite aos carissíssimos champagnes e inigualáveis iguarias das festas de Napoleão porque apreciava mais os valores de espírito da ordem católica anterior à Revolução Francesa que o exibicionismo crassamente materialista que vem crescendo rumando sempre para auges de vulgaridade.

Tampouco é preciso acrescentar que a República da Revolução Francesa não suportou os ambientes requintados de Fontainebleau e nunca o usou para cerimônias de Estado. Hoje é museu.




GLÓRIA CRUZADAS CATEDRAIS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCATEDRAIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.