quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

O castelo de Saumur: fortíssimo e delicado,
tendendo para o Céu

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






Este é o famoso castelo de Saumur.

Há no castelo duas partes diferentes: uma parte vai do chão até as primeiras janelas.

São torres fortes que agarram como garras. Essas torres suportam com decisão e para todo o sempre, uma massa enorme.

À medida que as torres vão subindo, vão se tornando mais leves. E no alto elas como que se dividem num mundo de agulhas, de flechas, que todas elas tendem para o Céu.

Todas elas ‒ aqui a reprodução não dá ‒ têm no alto figuras simbólicas: um galo, símbolo da França, símbolo da Igreja, ou uma flor-de-lis, grandes e douradas.

De maneira que, quando bate o meio-dia sobre o castelo de Saumur, dá a impressão de que ele vai levantar para o Céu.

Podemos imaginar o castelo durante a noite, com vitrais em todos essas janelas, que fazem dele um escrínio de pedras preciosas luminosas, acesas na luz indecisa das velas.

As torre são tão altas que, para encostar escada e começar a subir, já levou tanta pedrada, tanta flecha, tantos recipientes de óleo em ebulição, de água quente, que não se ataca!

Castelo fortíssimo, castelo de uma delicadeza maravilhosa, que tem as garras na Terra, portanto é pão-pão, queijo-queijo, mas tem a alma no Céu.

Assim deve ser a alma do verdadeiro católico.

Nas suas culminâncias deve ser subtil, pronta para mover-se, elevada e tendendo para o Céu como uma chama de uma vela.

Mas, no que se diz de prático, agarra ali! Pega, faz e manda!





(Autor: Plinio Corrêa de Oliveira)




Vídeo: O castelo de Saumur: fortíssimo e delicado, tendendo para o Céu -- CLIQUE NA FOTO





GLÓRIA CRUZADAS CATEDRAIS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCATEDRAIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

18 comentários:

  1. Estive recentemente na Alemanha e visiei o castelo de Neuschwanstein de Ludwig II, é suntuoso e simplesmente magnífico.
    A matperia sobre castelos e belíssima, parabens.
    Carlos Eisnger

    ResponderExcluir
  2. Eu amo castelos. só em ver esses eu me sinto uma princesa.

    ResponderExcluir
  3. Sou uma amante dos castelos medievais,e estas atualizações me fascinam!!!

    ResponderExcluir
  4. ADORO CASTELOS ACHO QUE NA OUTRA VIDA FUI UMA PRINCESA

    ResponderExcluir
  5. SERIO EU TAMBEM ME SINTO UMA RAINHA SO QUE EO QUERIA CASAR COM O ROBERT PATTISON

    ResponderExcluir
  6. simplesmente lindo...

    me sinto dentro de um apenas olhando...
    consigo percorrer seu interior , admirar detalhes ,
    sentir a presença de personagens da epoca..
    subir as torres e poder visualizar os campos e construçoes a volta..

    nao consigo parar de ler e sonhar..

    site de primeirissimo nivel..

    sergio costa

    ResponderExcluir
  7. Meus parabéns pelo material! Adoro castelos minha pesquisa se dará em cima da Arte do Brasões Medievais!

    ResponderExcluir
  8. Plínio, se bem que de Família católica italiana por parter de mãe, eu não entendi a alusão a alma católica, mas confesso que foi poética.Quanto ao restante da matéria considerei-a extremamente interessante do ponto de vista lítero-histórico.Sei que há um site com o título "Castelos do Brasil", mas vc bem que poderia abrir uma página para alguns deles e emitir essa opinião histórico-social que vc parece tão precisamente ter do assunto.Se caso aceitar meu modesto palpite gostaria de ter notícia do "Castelo dos Ramos" a respeito do qual vi uma interessante foto há anos atrás. Meus parabéns pela excelente matéria, a internet precisa mesmo dessas reportagens de bom gosto e glamour. Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Eu conheço o pequeno "Castelo dos Ramos" na cidade de Ubatuba-Litoral Norte de São Paulo, pertence a família de origem nobre judaico-lusitana.É deveras encantador.

    ResponderExcluir
  10. Amo arquitetura antiga,e desejo receber atualizações em meu email; este castelo muito Belo.

    ResponderExcluir
  11. lindo, amoooo ver esses castelos me apaixono por suas historias

    ResponderExcluir
  12. amoooo castelos , parece q estou dentro deles

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.