quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Castelos que alimentam a fé e convidam para a vida eterna

Castelo de Montbrun, Limousin, França
Castelo de Montbrun, Limousin, França
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








As obras da Criação inspiraram em almas como a de São Francisco de Assis os mais sublimes transportes de amor e adoração ao Criador, Deus Nosso Senhor.

As obras geradas pelo espírito católico e suavemente inspiradas pela graça, que o grande poeta italiano Dante Alighieri chamou de “netas de Deus”, pois filhas dos filhos de Deus, também podem suscitar movimentos de enlevo análogos.

Posto que o homem tem corpo e vive numa terra material, em meio a objetos materiais como prédios, pontes ou estradas, ele vive em contato necessário e incessante com eles.

Se esses objetos estivessem impregnados de espírito católico, o homem viveria em contato continuado com obras sacrais que lhe falariam constante e suavemente dos gáudios da bem-aventurança eterna.

É o caso dos castelos iniciados na Era de Luz, a Idade Média, quando o “espírito do Evangelho penetrava todas as instituições” segundo o consagrado ensinamento do pranteado Papa Leão XIII.

Não é verdade que faria bem a um sem-número de pessoas, se ao invés de ter para observar as lambidos e frios prédios modernos de hoje em dia, pudesse admirar construções erigidas com esse espírito?

Missillac, França
Quem é mais culto? :

1) um camponês analfabeto, que visita com frequência os castelos da região e aprende a admirar, a amar, e a respeitar, ou...

2) um outro, que vive nas condições em que alguns vivem hoje: aprende a ler, a escrever, aprende as quatro operações aritméticas e alguma coisinha de geografia, mas só tem um contato com a prefeitura municipal, a delegacia de polícia, a recebedoria de rendas, sem alma nem espírito, impermeáveis à idéia de Deus?


Les Milandes, França

Não é verdade que uma pessoa que sabe apreciar esses castelos e prédios medievais, embora seja analfabeto, no fundo entende melhor as coisas, inclusive as divinas, do que um alfabetizado que não sabe prezar isso?

Então, é preciso reconhecer que há uma outra forma de analfabetismo, muito moderna aliás.

Não é aquela por onde não se sabe ler e escrever, mas um gênero de analfabetismo do espírito, mediante o qual não se consegue sentir as belezas e as maravilhas da arte, da cultura e da Civilização Cristã...



Castelos medievais que falam do Céu






GLÓRIA CRUZADAS CATEDRAIS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCATEDRAIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

2 comentários:

  1. Magnificência, Esplendor, Arte revelam a grandeza da Idade Média presente nos castelos e palácios, atestando a grandeza de alma de seus edificadores e dos que simplesmente sabiam admirar tais edificações majestosas!

    ResponderExcluir
  2. Lindosss!!!Encantados!!! Sem palavras.....

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.