quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Castelo de Xavier: onde se formou o heroico apóstolo do Oriente

O conquistador espiritual do Oriente se formou em austera e senhorial fortaleza
O conquistador espiritual do Oriente se formou em austera e senhorial fortaleza
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Em Navarra, Espanha, cerca de 52 quilômetros a leste de Pamplona ergue-se o castelo de Xavier em uma elevação dominante sobre a vila.

São Francisco Xavier, igreja do Gesù, Roma
São Francisco Xavier, igreja do Gesù, Roma

Nele nasceu e viveu São Francisco Xavier, filho dos senhores Javier. 

Por isso é o destino de uma concorrida peregrinação anual, chamada “Javierada”, em homenagem do santo jesuíta padroeiro de Navarra.

Ele recebeu o título de padroeiro universal das missões junto com Santa Teresinha e faleceu numa ilha olhando para a China, país que desejava ardentemente converter.

Passou à eternidade no 3 de dezembro de 1552, numa humilde esteira de vimes, abraçado ao crucifixo que o velho amigo Santo Inácio de Loyola, um dia lhe tinha oferecido.

Uma basílica foi construída para honrar o mais glorioso filho da casa
Uma basílica foi construída para honrar o mais glorioso filho da casa
A Igreja Católica considera que tenha convertido mais pessoas ao Cristianismo do que qualquer outro missionário desde São Paulo, merecendo o epíteto de “Apóstolo do Oriente”.

Seu corpo incorrupto hoje se conserva numa urna de cristal na Basílica do Bom Jesus de Goa, santuário da Índia que atrai incessantemente numerosas romarias.

O castelo remonta a uma fortificação muçulmana do século X. 

Após a Reconquista cristã da região, em 1236 o castelo foi entregue por Teobaldo I de Navarra a D. Adán de Sada. Cfr. Castelo de Xavier.

O conjunto arquitetônico consta de três corpos escalonados em ordem de antiguidade.

Destacam-se a “Torre do Santo Cristo”, o bastião e a capela nesta última destacando-se um original crucifixo tardogótico e uma série de pinturas murais representando a dança da morte.

A torre de menagem está dedicada a São Miguel e constitui a parte mais antiga do castelo onde está o museu dedicado à vida do santo.

O Santo Cristo da Torre que leva seu nome
O Santo Cristo da Torre que leva seu nome
Em seus alicerces existem fundações e socos muçulmanos do século X.

No século XI construiu-se o primeiro recinto de muralhas que envolvia as primeiras habitações.

No século XIII, foram acrescentados mais corpos de planta poligonal e duas torres.

Xavier provém da língua basca etxebarri (“casa nova”) de onde derivou “xabier” e posteriormente, “javier” em castelhano.

Após sucessivas heranças, o castelo passou ao domínio da Casa de Villahermosa.

Ao final do século XIX, o castelo estava praticamente em ruínas e seus proprietários iniciaram a restauração.

Dada a envergadura das obras, toda a família participou com fundos próprios para restaurá-lo, edificar uma Basílica e moradias para sacerdotes e casas de exercícios.

Já em princípios do século XX, a duquesa de Villahermosa doou o imóvel e a Basílica à Companhia de Jesus com a condição de que os mantivesse tal como os entregou.

Na cripta da Basílica descansam os membros da Casa de Villahermosa que contribuíram para as obras de reconstrução do castelo e de construção da Basílica.

A fortaleza virou um santuário legendário
A fortaleza virou um santuário legendário


GLÓRIA CRUZADAS CATEDRAIS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCATEDRAIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.