quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Vaux-le-Vicomte e sua inesquecível festa

Vaux-le-Vicomte
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






Nicolas Fouquet (Paris, 27 de janeiro de 1615 Pignerol, 03 de abril de 1683) foi visconde de Melun, Visconde de Vaux, marquês de Belle-Île, e todo-poderoso Superintendente de Finanças do rei Luis XIV.

Também foi protetor e padroeiro dos escritores e artistas.

Em 1653, ordenou a construção de um magnífico castelo em Vaux-le-Vicomte.



Reconstituição histórica para Natal, 2010
A propriedade inicial, em verdade, fora adquirida antes de sua nomeação como superintendente, e constava apenas de um velho palácio rodeado por terras não cultivadas.

Em 17 de agosto de 1661 o visconde ofereceu ao Rei Luís XIV uma festa suntuosa, com jatos de água, fogos de artifício, um banquete para 1.000 comensais.

Na ocasião foi interpretada a peça Fâcheux de Molière, composta especialmente para o evento.

Retrato de Nicolas Fouquet,
por Édouard Lacretelle
Luis XIV ficou desconfiado vendo tal esplendor na casa do ministro das Finanças, enquanto as arcas reais estavam vazias e começou a suspeitar da fonte de tanta riqueza.

Fouquet ofereceu Vaux-le-Vicomte ao rei como presente, mas a oferta só fez aumentar a desconfiança do rei.

Ao contrário do que diz a historiografia tradicional, este celebração extravagante em Vaux-le-vicomte não foi a causa que motivou a prisão de Fouquet.

De fato, a real decisão já estava tomada, no entanto, a festa explica a determinação de Luis XIV em acabar com esse ministro esbanjador.

Fouquet foi deposto em 1661 e morreu na prisão.




Vídeos: Vaux-le-vicomte ou como um castelo pode ser antessala do paraíso












GLÓRIA CRUZADAS CATEDRAIS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCATEDRAIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.