quarta-feira, 22 de maio de 2019

Mosteiro de Rodes: uma lição de granito

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






O mosteiro fortificado de São Pedro de Roda (Rodes) é um magnífico exemplar da arquitetura românica de fins do século X.

Encontra-se em Girona, no extremo da Espanha, a dois passos da fronteira francesa e do litoral do Mediterrâneo, conhecido como Costa Brava.

Os mosteiros fortificados da Idade Média são, para os homens contemporâneos, um símbolo do que deles reclama a época presente.

Construídos exclusivamente para o culto divino e a contemplação tranquila das verdades eternas, esses Mosteiros se circundavam de fortíssimas muralhas, para se porem ao abrigo dos inimigos da Cristandade.

Prevendo a guerra contribuíam para manter a paz, e defendendo com o braço dos cavalheiros cristãos a sua liberdade contra os inimigos do nome de Cristo.

Ai do Mosteiro medieval no qual o zelo pelo culto fizesse desleixar a defesa contra o adversário mouro ou pagão: em pouco tempo seria assediado e reduzido a ruínas.



Ai também do Mosteiro em que o zelo pela luta sufocasse o espírito de oração: desviado de seu verdadeiro espírito, provocaria a ira de Deus e atrairia sobre si os terríveis efeitos de sua cólera.

“Oração e luta”:

– oração para glorificar a Deus e vencer na luta;

–luta para conservar o direito de prestar culto a Deus e viver em oração!

Era esse o lema dos mosteiros fortificados da Idade Média.

E hoje, quantos países há que julgam poder conservar sua Fé sem travar em qualquer terreno a luta que a preservação da Fé exige!

Rezemos para que o Brasil não venha a ser colhido de surpresa pelos seus inimigos internos ou externos como um mosteiro sem muralhas defensivas...






GLÓRIA CRUZADAS CATEDRAIS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCATEDRAIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Um comentário:

  1. Boa noite!
    Muito obrigada por rezar pelo Brasil
    Tenha dias abencoados!
    Abracos fraternos

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.