Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
O mosteiro fortificado de São Pedro de Roda (Rodes) é um magnífico exemplar da arquitetura românica de fins do século X.
Encontra-se em Girona, no extremo da Espanha, a dois passos da fronteira francesa e do litoral do Mediterrâneo, conhecido como Costa Brava.
Os mosteiros fortificados da Idade Média são, para os homens contemporâneos, um símbolo do que deles reclama a época presente.
Construídos exclusivamente para o culto divino e a contemplação tranquila das verdades eternas, esses Mosteiros se circundavam de fortíssimas muralhas, para se porem ao abrigo dos inimigos da Cristandade.
Prevendo a guerra contribuíam para manter a paz, e defendendo com o braço dos cavalheiros cristãos a sua liberdade contra os inimigos do nome de Cristo.
Ai do Mosteiro medieval no qual o zelo pelo culto fizesse desleixar a defesa contra o adversário mouro ou pagão: em pouco tempo seria assediado e reduzido a ruínas.
Ai também do Mosteiro em que o zelo pela luta sufocasse o espírito de oração: desviado de seu verdadeiro espírito, provocaria a ira de Deus e atrairia sobre si os terríveis efeitos de sua cólera.
“Oração e luta”:
– oração para glorificar a Deus e vencer na luta;
–luta para conservar o direito de prestar culto a Deus e viver em oração!
Era esse o lema dos mosteiros fortificados da Idade Média.
E hoje, quantos países há que julgam poder conservar sua Fé sem travar em qualquer terreno a luta que a preservação da Fé exige!
Rezemos para que o Brasil não venha a ser colhido de surpresa pelos seus inimigos internos ou externos como um mosteiro sem muralhas defensivas...
GLÓRIA CRUZADAS CATEDRAIS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Boa noite!
ResponderExcluirMuito obrigada por rezar pelo Brasil
Tenha dias abencoados!
Abracos fraternos