terça-feira, 14 de março de 2017

O castelo de Chambord: harmonia misteriosa de força e delicadeza


Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs





Que maravilhoso conglomerado de torres! Quanta força! Quanta solidez!

Mas, ao mesmo tempo, o seu conjunto produz uma sensação de harmonia e delicadeza.

Há uma nobreza nesses tetos azulados que descem tão harmonicamente até a parte de cantaria de pedra, assim como algo de vigoroso nessas rochas agarradas ao chão, que parecem dizer:

"Quem quiser me derrubar, se espatifa; quem quiser arrancar-me do solo tem que tirar o mundo dos seus próprios gonzos, porque eu sou uma torre do Castelo de Chambord e ninguém me tira daqui".

Que harmonia misteriosa nessa conexão entre a força e a delicadeza; entre o planejado do castelo e o espontâneo aparente da disposição das torres!

Como é belo ver qualidades antitéticas juntas.

Por que oferecem beleza especial as qualidades harmônicas opostas quando juntas?



Porque um dos princípios da beleza é o da unidade na variedade, que é a melhor imagem de Deus na criação natural e exprime uma das formas de perfeição que Deus pôs no Universo.

Portanto, deve ser uma das exigências da alma humana. Assim, o espírito humano tende a contemplar o que é uno, mas também o que é vário, diverso e movimentado.

Nesse castelo, há unidade na variedade. Contemplando-o, minha alma repousa e ao mesmo tempo se eleva até Deus.

Que beleza, que elegância, que distinção, que nobreza, que grandeza, que requinte! Como isso nunca se conseguiu a não ser na civilização cristã!

Como, ó Senhor Jesus Cristo, é fecundo Vosso sangue, pois, mil e quinhentos anos depois de Vossa morte, dele ainda nasce essa flor e desabrocha esse encanto!

Senhor Jesus Cristo, Vós sois a fonte de toda graça, de toda glória e de toda beleza. Eu Vos adoro!

____________________________________________________________

Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 10 de julho de 1972. Sem revisão do autor.

_____________________________

Chambord no vale do rio Loire foi construído pelo rei Francisco I a partir de 1519, e é uma das obras-primas do estilo renascentista francês. Embora feito já na Renascença ele incorpora muito elementos essenciais dos estilos medievais.



GLÓRIA CRUZADAS CATEDRAIS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCATEDRAIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

7 comentários:

  1. PARABÉNS PELA PÁGINA!!! BELÍSSIMA IMAGEM NO INÍCIO, Ñ RESISTI E A SALVEI TB. RETRIBUO OS VOTOS DE UM FELIZ 2009!!! RECHEADO DE PAZ! FÉ! AMOR!AMIZADES....E TUDO O QUE DELES PROVEM....SUCESSO!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns...
    Belíssimas imagens. Eu adoro curtir
    Castelos Medievais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu adorei eu tirei dez no trabalho obrigada

      Excluir
  3. adorei muito esse site!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tbm vida LOKA!!!!!!!!!!! ushsusyhhsus

      Excluir
  4. E os loucos repetem "idade das trevas, idade das trevas"Meu Deus que infâmia, se não fosse séculos do Espírito Santo santificando e embelezando a mente e as ações humanas. Diria então aos que sofrem de devaneios "faça um igual, faça um igual", não há ou se há perdeu-se a capacidade de criar tal beleza.

    ResponderExcluir
  5. Não desejo cancelar, pois é são apresentações, fotos textos muito bons. Utilizamos para aulas de história e outros momentos também.
    Obrigada pelos mesmos.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.