São João de Acre: fortaleza dos monges-cavaleiros hospitalários |
Escavações recentes em São João de Acre, cidade da Galiléia de 50 mil habitantes, desvendaram uma cidade da era dos cruzados.
A prefeitura vai abrir ao público um bairro inteiro da Idade Média, quando Acre era a porta de entrada dos cruzados que iam libertar ou proteger Jerusalém.
A cidade foi conquistada pelos cruzados em 1104 e se tornou um centro de soldados e peregrinos católicos, que defendiam Jerusalém dos infiéis muçulmanos que ocuparam a região por volta do ano 632.
O bairro cruzado ficou tal como era em 1291, quando Acre foi conquistada subitamente por muçulmanos egípcios.
— É como uma Pompéia dos tempos romanos. É uma cidade inteira — maravilha-se o arqueólogo Eliezer Stern, da Autoridade de Arqueologia de Israel.
São João de Acre: muros e porto |
Sob poder dos cruzados, a cidade se tornou um centro de monges e soldados. Entretanto, a decadência moral pesou para que Acre caísse nas mãos dos muçulmanos em 1291.
Outras escavações desvendaram ruínas da que foi uma das primeiras igrejas da Terra Santa e talvez a residência do bispo Aeneas, de Acre, que participou em 325 do Primeiro Concílio de Nicéia.
Esse concílio delineou os rumos da Igreja Católica logo depois que o imperador romano Constantino I adotou a fé em Jesus Cristo e encerrou a era das perseguições.
No inicio do cristianismo, São João de Acre foi um grande centro de cultura católica. Nos arquivos do Vaticano se encontram escritos de um peregrino anônimo de Piacenza, Itália, que visitou a cidade em 570 e descreveu a beleza de suas igrejas.
GLÓRIA CRUZADAS CATEDRAIS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Magnífica descoberta! Patrimônio histórico a céu aberto! Exclente post! Sou fã deste blog! :)
ResponderExcluirUma cidade inteira como centro de cultura Católica.Isto é algo realmente maravilhoso!Quando o texto fala que a decadência moral pesou para que a cidade fosse tomada pelos muçulmanos,pode-se constatar que atitudes e comportamentos imorais ou amorais não tem nada a ver com Catolicismo.Entretanto,também se faz necessário uma distinção sóbria entre a Moral Católica e puritanismo.O belo exemplo dos Cruzados na defesa e proteção dos Lugares Santos deveria nos inspirar uma firme posição de defesa e proteção dos interesses e direitos da Igreja,já a partir de nossas famílias que são chamadas a serem Santuários da Vida e Igrejas Domésticas.Que Nosso Senhor nos ajude!
ResponderExcluirmagnifico...
ResponderExcluirMuito interessante.
Conf=vido para comentar meu
recente blog .Ficarei muito feliz
crisma2012matao.blogspot.com.br
Agradecida.
Parabens!!!
NOS TRAZ UMA SATISFAÇÃO LER SOBRE OS CASTELOS PELO FATO DE ESCONDEREM POSSÍVEIS SEGREDOS QUE AGUÇAM NOSSA CURIOSIDADE.
ResponderExcluir