terça-feira, 17 de setembro de 2013

Castelos que alimentam a fé e convidam para a vida eterna

Castelo de Montbrun, Limousin, França
Castelo de Montbrun, Limousin, França
As obras da Criação inspiraram em almas como a de São Francisco de Assis os mais sublimes transportes de amor e adoração ao Criador, Deus Nosso Senhor.

As obras geradas pelo espírito católico e suavemente inspiradas pela graça, que o grande poeta italiano Dante Alighieri chamou de “netas de Deus”, pois filhas dos filhos de Deus, também podem suscitar movimentos de enlevo análogos.

Posto que o homem tem corpo e vive numa terra material, em meio a objetos materiais como prédios, pontes ou estradas, ele vive em contato necessário e incessante com eles.

Se esses objetos estivessem impregnados de espírito católico, o homem viveria em contato continuado com obras sacrais que lhe falariam constante e suavemente dos gáudios da bem-aventurança eterna.

É o caso dos castelos iniciados na Era de Luz, a Idade Média, quando o “espírito do Evangelho penetrava todas as instituições” segundo o consagrado ensinamento do pranteado Papa Leão XIII.

Não é verdade que faria bem a um sem-número de pessoas, se ao invés de ter para observar as lambidos e frios prédios modernos de hoje em dia, pudesse admirar construções erigidas com esse espírito?

Missillac, França
Quem é mais culto? :

1) um camponês analfabeto, que visita com frequência os castelos da região e aprende a admirar, a amar, e a respeitar, ou...

2) um outro, que vive nas condições em que alguns vivem hoje: aprende a ler, a escrever, aprende as quatro operações aritméticas e alguma coisinha de geografia, mas só tem um contato com a prefeitura municipal, a delegacia de polícia, a recebedoria de rendas, sem alma nem espírito, impermeáveis à idéia de Deus?


Les Milandes, França
Não é verdade que uma pessoa que sabe apreciar esses castelos e prédios medievais, embora seja analfabeto, no fundo entende melhor as coisas, inclusive as divinas, do que um alfabetizado que não sabe prezar isso?

Então, é preciso reconhecer que há uma outra forma de analfabetismo, muito moderna aliás.

Não é aquela por onde não se sabe ler e escrever, mas um gênero de analfabetismo do espírito, mediante o qual não se consegue sentir as belezas e as maravilhas da arte, da cultura e da Civilização Cristã...





GLÓRIA CRUZADAS CATEDRAIS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCATEDRAIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

2 comentários:

  1. Magnificência, Esplendor, Arte revelam a grandeza da Idade Média presente nos castelos e palácios, atestando a grandeza de alma de seus edificadores e dos que simplesmente sabiam admirar tais edificações majestosas!

    ResponderExcluir
  2. Lindosss!!!Encantados!!! Sem palavras.....

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.